sexta-feira, 19 de julho de 2013

A psicologia do senso comum.


Olá, amigos!

É com este post que me despeço de vocês. Durante este semestre tive a oportunidade de aprender, através da psicologia, um pouco mais sobre o comportamento humano e, com o blog, disseminar este conhecimento! Chegamos agora no fim do semestre, e com ele publico nossa última postagem, então, vamos lá? O texto-base de hoje é um artigo publicado pelas autoras Tânia Mendonça Marques e Marília Ferreira Dela Coleta, ambas professoras da Universidade Federal de Uberlândia.


O objetivo do estudo de caso das professoras é buscar compreender as atribuições causais e reações de mulheres que sofreram violência conjugal. Parece algo distante do nosso cotidiano, certo? Mas não, as atribuições causais fazem parte de uma corrente da psicologia chamada psicologia do senso comum, ou seja, a psicologia utilizado por nós, no nosso dia a dia, através dos nosso valores, conhecimentos e experiências.

A psicologia do senso comum é desenvolvida em cada um de nós através de convenções culturais e é extremamente arraigada no ser humano. Desde criança procuramos uma explicação, um motivo para cada acontecimento. Por exemplo, ao ver uma luz piscar, a pegunta natural da criança é "por que? como?"; isso porque a criança quer encontrar uma causa para explicar o porque da luz estar piscando. Pois bem, a isso damos o nome de atribuição de causalidade.

Para realizar o estudo de caso, as autoras avaliaram as atribuições causais de 71 mulheres para o primeiro e o último evento de violência que passaram. Utilizando o método de classificação das causalidades de Weiner, as professoras observaram que a maioria das mulheres atribuíram para a primeira agressão uma causa interna, instável e controlável, ou seja, uma causa que teria origem dentro do agressor, por causa de uma instabilidade emocional do parceiro. Além disso, elas acreditavam que aquele evento seria uma situação controlável.

Já para o último evento de violência, as causas atribuídas mais observadas foram internas, estáveis e incontroláveis. Aqui podemos observar que as mulheres continuaram a enxergar a localidade da causa interna ao parceiro, mas por causa de uma característica permanente na personalidade do mesmo e não viam mais a situação como algo controlável.

A psicologia do senso comum é baseada na descrição que o observador faz da situação, e não somente baseada em fatos reais. A importância disso está no fato de que tais descrições permitem a psicologia científica decifrar muitas questões acerca do comportamento humano. Vocês já conheciam esta teoria? Quais atribuições causais marcaram vocês? Não deixe de comentar! E obrigado por terem me acompanhado nesta jornada! Até a próxima!

Bibliografia: Marques, T. M. ; Dela Coleta, M. F. . (2010) Atribuição de causalidade e reações de mulheres que passaram por episódios de violência conjugal. Temas em Psicologia, 18, 205-218.

Nenhum comentário:

Postar um comentário