sexta-feira, 7 de junho de 2013

A atuação da Aprendizagem Condicionada

Olá amigo leitor!

Hoje falarei sobre um tipo de estímulo muito comum e presente em nossa realidade: a construção de associações e relações que fazemos entre diferentes coisas e a atuação disso sobre os vícios, especificamente sobre a adicção de drogas ilícitas. Para isso, temos como base a tese de doutorado de Agostinha Mariana Costa de Almeida, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, de 2008.

Essas relações, também chamadas de "respostas condicionadas", mostram um padrão de associação entre um estímulo, podendo este ser externo ou interno, como festa, dinheiro, amigos, emoção, percepção, e uma resposta, o occasion setting, que na tese abordada seriam as representações dos efeitos das drogas relatadas pelo adicto em seu contexto.

Em sua tese, Agostinha demonstra que a resposta condicionada pode ter efeitos positivos ou negativos. Da mesma forma que um adicto associa de forma condicionada o fato de ele ter dinheiro e assim poder comprar drogas, a resposta condicionada pode servir como inibidor do uso da droga. 

Mas de que foma isso pode ser feito? A autora nos mostra que o sujeito pode aprender a associar o fato de ele ter dinheiro com sua nova qualidade de vida sem o uso da droga. Ou seja, utilizando-se o mesmo tipo de associação que o levou a consumir drogas, o sujeito pode livrar-se delas mudando apenas o occasion setting.

E qual é a aplicação disso no contexto cotidiano de não usuários de drogas? A aprendizagem condicionada pode ser aplicada de várias formas. Quando criança, nós aprendemos que limão é uma fruta azeda e isso nos causa salivação. De forma condicionada, associamos a palavra limão à salivação, assim, nem precisamos ver a fruta, só de escutarmos o nome, salivamos. Esta ação foi aprendida, não é natural do homem. Então, através da aprendizagem condicionada é possível reverter este processo de salivação sem ao menos ter algum contato sensorial direto com o limão.

Interessante não é?! Vou começar a prestar mais atenção nos meus comportamentos que foram aprendidos condicionalmente. E vocês?!



Referência bibliográfica: Almeida, A.M.C. (2008) Complexidade de associações de estímulos condicionais de occasion setting do contexto do uso de droga com abstinentes de cocaína: uma interface entre o laboratório e a clínica. Universidade de São Paulo: tese de doutorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário